Que mérito temos?

     Sempre que questionamos um grupo de pessoas a respeito do merecimento da salvação, a maioria responde que as obras que produzem são boas ou que não faz tanta obra ruim (não mata, não rouba, etc), salientando a gravidade do erro como pecadão ou pecadinho (este último, para alguns é irrelevante).

    A bíblia nos revela alguns fatos interessantes das obras que produzimos.

“Porque bem sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.” Romanos 7:18-19

    Quando falamos de pecado ou obras que produzimos, não devemos procurar estabelecer parâmetros de comparação humanos para estimar a gravidade do mal, mas devemos sempre fazer esta análise através dos parâmetros divinos.

    Deus estabeleu leis/mandamentos morais e de conduta afim de serem instrumentos, bússola, orientação para que o homem andasse em conformidade com Sua vontade. Contudo, pela natureza da carne pecaminosa existente no homem, o mandamento operou a morte através da desobediência, pois na carne continua operando a lei do pecado, por isso muitas vezes o bem que desejamos fazer é impedido pela lei do pecado que habita em nós.

“Sois servos daquele a quem obedeceste, ou do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?” Romanos 6:16

    É fato de que o homem está contaminado pelo pecado. Por mais que haja a tentativa de compensação entre boas obras X más obras para justificar a salvação, sabemos que um só ato de pecado já contamina todo o ser humano. Como um omelete a ser preparado com 5 ovos, se apenas 1 ovo podre é misturado aos 4 restantes, este 1 ovo é suficiente para que aquela receita se torne totalmente inaceitável.

    É nesta condição que o ser humano se encontra diante do padrão de Deus. Logo, a balança de compensação torna-se completamente inútil para justificar o requisito de salvação por meio de boas obras humanas.

“Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só” Romanos 3:11-12

 “Porque todos pecaram e estão distantes da glória de Deus.” Romanos 3:23

“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Isaías 59:2

    Sabendo desta realidade pecaminosa e desejando que o homem voltasse para Si, Deus providenciou um Salvador, que sob forma de pecado, ou seja, forma de homem, não pecou em nada e venceu a escravidão.

“Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma a carne, Deus enviando o Seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Rom 8:3-4

    Graças a Jesus, o único sob a forma humana carnal que não pecou (“…Porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” Hebreus 4:15b),  podemos ter perdão de nossos pecados, podemos cumprir a lei de Deus pelo entendimento e nos tornar servos da justiça pela obediência.

“Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.” Romanos 7:24-15

    Com Cristo, apesar da natureza da carne, o homem pode urufruir de uma vida reta e justa, pois jamais poderemos agradar a Deus se permanecermos servos do pecado.

“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade, o pode ser.” Romanos 8:7

    A bíblia nos revela que há apenas um jeito, um caminho para o homem retomar sua amizade com seu Criador e andar conforme Sua vontade.

“Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai a não ser por mim” João 14:6

“A saber: Se com tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que crê não será confundido.” Romanos 10:9-11

    Creia na salvação por Cristo, confesse seus pecados, sirva ao único que pode livrar seu corpo desta morte, o único que pode te salvar e te fazer servo da justiça, filho da obediência.

“Mas Deus prova Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5:8

Taciana Marroquim Figueirôa

25/09/2012

Esse post foi publicado em Mensagem do Dia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário